Canal Ético

POLÍTICA CORPORATIVA ESG DIVESA/CIFRA OBJETIVO:
Essa política reforça o compromisso do grupo em processos de aspectos ambientais, sociais e governança e deve ser seguida em todos os niveis hierárquicos, sendo estendida a parceiros, fornecedores, prestadores de serviço, e qualquer pessoa, física ou jurídica, que venha a se relacionar com o grupo econômico e tem como premissa a redução de impactos socioambientais negativos além da geração de valor para a sociedade.

REFERÊNCIAS
► Código de Ética e Conduta;
► Políticas corporativas vigentes, política de recrutamento e seleção, riscos de compliance e anticorrupção;
► LGPD:

DEFINIÇÕES E SIGLAS
ESG: do inglês “Environmental, Social and Governance” que se traduz para o português em Ambiental, Social e Governança (ASG). Esta sigla refere-se às políticas, práticas e critérios ambientais, sociais e de governança de um negócio.

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA: O código de ética compõe as condições essenciais que devem fazer parte do grupo e seu relacionamento com diferentes públicos, sejam clientes, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, inclusive temporários, concorrentes, comunidade e sociedade. Pautado nos princípios da legalidade, impessoalidade, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa, este deve ser estendido a toda cadeia de relacionamentos visando explicitar seu posicionamento, alinhar as políticas da empresa no quesito Ética, Meio Ambiente, Saúde e Segurança e, também, contribuir à construção de relações baseadas na Confiança, Integridade e Respeito.

LGPD: A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n° 13.709/2018, foi promulgada para proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e a livre formação da personalidade de cada indivíduo. A Lei fala sobre o tratamento de dados pessoais, dispostos em meio físico ou digital, feito por pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, englobando um amplo conjunto de operações que podem ocorrer em meios manuais ou digitais.
COMPLIANCE: Compliance vem do verbo em inglês to comply, que nada mais é do que estar em conformidade com as leis, padrões éticos, regulamentos internos e externos.

DIRETRIZES
1. AMBIENTAL
As diretrizes ambientais são mantidas para consulta pública em nosso site e conforme abaixo descrita:
 Prevenir a poluição através do controle dos efeitos adversos que as atividades do concessionário podem exercer sobre o meio ambiente.
 Cumprir com todas as obrigações legais relacionadas ao meio ambiente.
 Manter ações de treinamento, capacitação e conscientização de todos os nossos colaboradores para construção de uma cultura ambiental em todos os níveis do concessionário.
 Promover a melhoria contínua de nosso desempenho ambiental através da definição de objetivos e metas ambientais

2. SOCIAL
A qualidade de vida no ambiente de trabalho conduz nossos manuais sendo inicialmente apresentados na integração de nossos colaboradores pelo setor de recursos humanos. São implementados Programas de Estágio e Jovem Aprendiz, gerando oportunidade de desenvolvimento para jovens em início de carreira e também atuamos fortemente na capacitação e treinamento do colaborador, visando o desenvolvimento atualização e formação do nosso time de excelência.
A gestão dos colaboradores e fornecedores é aderente à as políticas e diretrizes das legislações e normas brasileiras, sempre prezando pela saúde e bem-estar de todos. Para o tema temos a formalização da política de avaliação de riscos de compliance e política de recrutamento e seleção.
Um dos pilares da Cultura Organizacional é a experiência do cliente, identificando suas necessidades e satisfazendo-as através de ações alinhadas à cultura do grupo descrita e exposta em nosso site através da divulgação da missão, visão e valores:
Missão:
Oferecer a melhor negociação em nossos produtos e serviços, primando pela qualidade, credibilidade e atendimento personalizado.
Visão:
Ser líder e referência no segmento, visando a completa satisfação do cliente

Valores:
 Ética  Comprometimento
 Foco no Cliente
 Melhoria contínua

3. GOVERNANÇA
É constante o compromisso do grupo com as melhores práticas de governança corporativa sendo constantemente reforçado a importância da transparência e divulgação de informações de forma imparcial e igualitária, a prestação de contas e o desenvolvimento sustentado do negócio. Algumas das práticas adotadas seguem conforme abaixo:
Realização de auditorias independentes para a análise de balanços e demonstrativos financei- ros.
Transparência na divulgação dos relatórios anuais da administração;
Clareza na apresentação das regras e sistema de votação quando existente;
Manutenção de um Código de Ética, aplicável a todos os colaboradores, estagiários e presta- dores de serviços, refletindo a cultura e princípios e já divulgados após a contratação do cola- borador, via setor de qualidade, versando, inclusive, sobre conflitos de interesses e definindo responsabilidades sociais e ambientais;
Adoção de sistemas de controles internos.
Com o objetivo de expressar seu compromisso com o gerenciamento ético, o grupo atua com um canal de comunicação confidencial para reclamações, que pode ser acessado anonima- mente. Através deste canal, qualquer pessoa pode denunciar atitudes ou ações que não este- jam de acordo com os princípios estabelecidos. Esse está exposto em nosso site e periodica- mente divulgado aos colaboradores.
Demonstrando sua preocupação com a equidade de gênero, o grupo possui um percentual representativo de mulheres na liderança.
Periodicamente os riscos identificados são tratados em comitê, visando a disseminação da cul- tura de prevenção de risco e compartilhamento de boas práticas para identificação, análise e tratamento desses.